Torta de limão

Olá, meninas e meninos Tudo bem com vocês ? Espero que sim. Hoje, iremos fazer uma receita de torta de limão super rápida e saborosa  fiz hoje essa  sobremesa  fácil e rápida vocês vão amar então sem mais delongas vamos para a receita.                                                                             

Massa:
  • 1 pacote (200g) de biscoito Maizena.
  • 5 colheres de manteiga (ou margarina) SEM sal.
Recheio:
  • 2 latas de leite condensado.
  • 2 caixinhas de creme de leite.
  • 1 medida da caixinha de creme de leite de suco de limão (use a caixinha do creme de leite para tirar a medida da quantidade de suco de limão - aprox. 5 unidades).
Cobertura:
  • 3 claras de ovo.
  • 6 colheres de sopa de açúcar.
Comece preparando a massa de biscoito. Quebre o biscoito em pedaços menores, e bata-os no liquidificador até obter uma farofa fina. Não coloque o pacote inteiro para bater de uma vez. Faça várias vezes com quantidades pequenas.
Derreta a manteiga no microondas e adicione aos poucos à farofa. Ela deve ficar úmida o suficiente apenas para ficar modelável na forma. Não deve ficar excessivamente úmida.
Para os que têm dúvida à respeito do que seria uma colher de manteiga, aqui vai uma dica:
A massa deve ficar assim:
Espalhe a massa em uma forma redonda, de fundo removível, ou em um refratário de vidro redondo. Com o auxílio de uma colher, forre completamente a lateral da forma com uma camada de massa. Comprima levemente a massa contra a assadeira para que ela firme e asse por igual. Reserve.
Agora, prepare o recheio. Antes de espremer os limões, raspe um pouco de casca em um ralador e separe as raspas para a decoração da torta pronta. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate bem, até a mistura obter uma consistência firme. Despeje na forma com a massa e reserve.
Não existe segredo nenhum neste processo. Certifique-se apenas de que não vá nenhuma semente do limão junto com o suco. Você pode utilizar esta mesma mistura para fazer mousse de limão ou de maracujá. Distribua a mistura em taças individuais e sirva bem gelado. Se você desejar, pode adicionar um envelope de gelatina sem sabor, colocar em uma forma de pudim, e depois desenformar.
Agora é a vez da cobertura. Esta sim possui algumas ressalvas que devem ser observadas. Separe as claras das gemas com cuidado. A clara não pode ter nenhum pouquinho de gema, por isso, evite furar a gema na hora de separá-las. O recipiente onde você for bater as claras em neve deve estar absolutamente limpo e sem gordura alguma, bem como os batedores da batedeira. Adicione às claras, antes de batê-las, duas colheres de água. Comece batendo na velocidade 1 (mínima). Bate por uns 30 segundos e depois aumente a velocidade para a média. Bata até as claras ficarem bem firmes. Para ver o ponto, vire o recipiente de cabeça para baixo e as claras devem ficam imóveis. Depois disso, adicione o açúcar aos poucos, colher a colher, e bata até o merengue ficar com um aspecto liso e brilhante, levemente acetinado. Não bata em demasia, pois o merengue pode talhar, e você perder todo o seu serviço. Contando o tempo todo, você demora uns 5 minutos batendo, não mais que isso.
Cubra a torta com este merengue. Quando estiver completamente coberta, bata a ponta da colher levemente para levantar pequenos picos de merengue para a decoração.
Leve para assar em forno pré-aquecido em 200°C, por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar o merengue. 
Retire do forno e salpique as rapas de limão por cima (a nomenclatura correta é zest de limão). Espere esfriar e coloque-a na geladeira por pelo menos 2 horas. Está pronta a sua torta. Na hora de servir, desenforme com cuidado.
Como vocês puderam perceber, a receita é muito fácil, prática, econômica e deliciosa. O cuidado maior é com o merengue e na hora de assar. Mas não se desespere se algo der errado. Às vezes acontece. Vai ver você não estava em um bom dia para cozinhar. O segredo é se divertir, e fazer de cada receita um momento especial e memorável. Dar risada com os amigos, ou com a mãe, que fica palpitando o tempo todo, ouvir uma boa música enquanto faz a sobremesa, pensar com carinho em quem vai comê-la e fazer sempre o melhor possível. 
Bom, é isso. Espere que esta receita seja útil para alguém.
Aproveite, bom apetite e até mais.Beijos

13 comentários:

  1. Umas de minhas sobremesas favoritas é torta de limão!! Não conhecia essa receita. Lembra bastante a de torta holandesa por conta da massa ser feita com biscoitos. Minha mãe faz a massa mesmo, sabe? Mas acho que essa que você mostrou é bem mais prática! Vou mostrar para ela. =)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reseita, adoro torta de limão mais nunca tinha visto ela com esses ingretientes vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  3. A torta tem um aspecto incrível! Nunca provei nem conhecia a receita mas fiquei com vontade de fazê-la!

    http://www.me-myself-and-her.com/

    ResponderExcluir
  4. Estas fotos da torta me deixaram com água na boca!!!
    Adoro doce, sou uma formiguinha como diz meu pai hahaha
    Com certeza irei fazer esta receita, que você explicou super bem aqui como se faz !
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Delicia!!!!
    Coisa mais linda que ficou seu merengue!!!!
    perfeito...

    ResponderExcluir
  6. Poxa vida... fiquei salivando aqui!
    Que maldade, Kati... fiquei cheia de vontade de provar essa torta de limão!
    Ficou linda demais! Parabéns <3

    Beijos!
    Isa | Pedagogia Criativa
    http://pedagogiacriativa.com

    ResponderExcluir
  7. Ficou bem bonita a torta. Fiquei pensando que podia ter uma versão diet da receita, para diabéticos! rsrsrs
    Beijos
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Hum, deu vontade só de olhar. Ficou linda a sua torta e vou anotar esta receita para fazer também. Adorei! bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Eu adorei a receita é delicioso 😀 vou fazer essa torta para a familia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Necessito fazer essa torta amos torta de limão!E essa receita é diferente daqui eu faço.

    ResponderExcluir
  11. Minhas sobremesa favorita é torta de limão!! Nunca fiz, mas vou tentar. Lembra Minha mãe, ela adora fazer sobremesa diferente! Vou mostrar para ela. =)

    ResponderExcluir
  12. Adoooro torta de limão, confesso que nunca fiz por achar que fosse difícil de fazer.

    ResponderExcluir
  13. Amo torta de limão e adorei seu tutorial, ficou muito facil de entender. O passo a passo ficou otimo. Suas fotos ficaram lindas :)

    ResponderExcluir