Roupinhas do bebê – Cuidado com carinho e Candura

Oi meus amores! Hoje vamos falar sobre os cuidados com as roupinhas do bebê. Eu lembro direitinho quando lavei pela primeira vez as roupas do Heitor. Até hoje, mesmo trabalhando, eu que cuido, que lavo e faço tudo com muuuuito amor e carinho! As roupinhas de bebê maiorzinho, eu deixava guardadas em uma gaveta, e nas outras fui guardando as que seriam de uso diário. Limpei as gavetas com álcool 70% e depois de lavadas e passadas.
Neuroses à parte, existem alguns princípios que precisam ser respeitados ao cuidar das roupinhas. Em primeiro lugar, até os 2 anos de idade o sistema imunológico do bebê não está formado. Em segundo lugar as roupas novas vêm muito sujinhas, apesar de não parecer.
Quando já estava lá pela metade do 7º mês, perto de completar 8 meses eu comecei a lavar as roupas do Heitor. Não queria lavar muito antes, pra não encher de poeira até o nascimento. Eu separei por meses. A maioria das roupinhas do Heitor foram de 0 – 3 meses, de 3 – 6, 6 – 9, 9 – 12. algumas de 2 – 4 e outras P, M, G. A primeira leva enquanto eu tava grávida foram as NB ou RN (new born ou recém-nascido), 0 – 3 meses e P. Ao passo que ele ia crescendo eu ia lavando as que ficavam próximas de “caber” nele.
1459147_10204258904167205_3843315610860534355_n
Foto: Acervo pessoal – Roupinhas do Heitor
Na mão ou na máquina? Bom, o certo é seguir as orientações que estão escritas na etiqueta de cada roupinha. É óbvio que eu obedeço as orientações da etiqueta .Então eu colocava tuuuudo na máquina, as mais frágeis, que tinham a orientação de não lavar na máquina, eu coloco no saquinho de roupas delicadas, como meias, gorros.
safe2633018735
Secavam no varal mesmo, porque a minha máquina não é secadora. Se você tem secadora, observa na etiqueta se pode ou não! (E isso tem que obedecer viu? Senão estraga a roupa!). Depois de secas, passava ferro em absolutamente em TUDO! Pra matar os bichos todos (alouca!), eu sou uma verdadeira exterminadora de microorganismos. Sou meio de lua, pra algumas coisas e em alguns momentos eu sou totalmente relax, e pra outras coisas fico igual uma louca falando pro meu marido um princípio básico na enfermagem “do MENOS pro MAIS contaminado!!!” hahahaha
Que produtos usar?
Você pode lavar com sabão liquido se lavar na mão.Ou produtos específicos para lavar roupas de bebê. Existem vários no mercado. Sabão de coco líquido, amaciante, sabão para roupas de bebê. Gente, evitem ao máximo usar sabão em pó e amaciante comuns, eles são campeões em causar alergias no bebê! Os produtos de lavagem específicos pra bebê não são tão caros, a diferença é pequena. os meu queridinhos do momento são o Lava roupas liquido da candura e o Amaciante Candura Puro Carinho 
Eu ainda não conhecia a linha de amaciante mas o cheirinho já me conquistou de primeira, super suave não causou irritação no meu bebe!!! O amaciante "Puro Carinho"é a novidade  da candura ele possuí cápsulas de perfume, auxiliando na fixação do cheiro nas roupas.
Foto: Acervo Pessoal. O cheirinho fica uma delícia, as roupas macias e limpinhas.
Depois que ele completou 6 meses comecei a colocar na máquina cheia 1/3 de medida de Vanish Ação Bactericida. Porque as roupinhas dele começaram a ficar manchadinhas por causa da comida que desce por baixo do babador.
Uma dica, SEMPRE, programar 1 enxague extra na máquina. Pra tirar o resto do amaciante e prevenir alergias, mesmo que seja específico para bebê.
Uma pausa pra falar do cocô do recém-nascido. Gente, eu não conheço nada que manche mais do que cocô amareladinho do neném. O bichinho é cheiroso, aquele cheirinho de leite. Ahhh que saudade daquele cheirinho de cocô. Não me achem louca, é cheiroso sim! Porque agora com a comida, é um aroma que misericórdia! hahahaha E sempre vaza, experimentei várias marcas de fralda, mas não adianta, o amarelinho sempre aparecia na roupa. A fralda que menos vazou e é a que eu uso mais é a Pampers (dia/noite, aquela verdinha). Eu nem sempre tinha tempo pra tirar a roupa e já colocar de molho, porque assim que suja tem que lavar na hora! Senão gente… Já era. E a maioria acabava secando e manchando 😦
Outros dois princípios que precisam ser respeitados são: Um balde só pras roupinhas do bebê e Lavar as roupas separadas do resto do pessoal da casa! Pelo amor gente, não misturem!
E aí, você tem mais alguma dica pra usar nas lavagens de roupas de neném? Conta aí!
Um beijo e até a próxima!

3 comentários:

  1. Dicas excelentes, todas as mamães deviam ler isso! Parabéns por explicar tão detalhadamente! Jéssica Lopes

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas, vou guardar para quando eu tiver um bebe ♥

    ResponderExcluir
  3. Que dicas maravilhosas!!Eu também tinha todo o cuidado com as roupinhas do meu Bebê,lavava até na mão e com sabão de Coco ♡ Essa dica do balde só pra eles uso atéhoje mesmo meu filho já tendo 4 anos

    ResponderExcluir